ESDM

O que é ESDM?

O Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM) é um dos métodos utilizados nas intervenções terapêuticas do autismo infantil. O Modelo Denver tem como objetivo estimular com brincadeiras, seguindo a motivação e a liderança das crianças.

Conheça a metodologia

Essa forma de intervenção usa bastante jogos e brincadeiras, por isso, recomenda-se para crianças de até 5 anos.

A partir do Check List o terapeuta é capaz de entender quais áreas que podem estar em atraso e traçar as metas para aquele pequeno.

A intervenção efetiva não se restringe ao consultório do psicólogo. Precisamos de profissionais na escola, nas atividades diárias, e, principalmente, do suporte familiar.

Traçar planos para desenvolvimento do pequeno é importante para ter um norte de onde pretendemos chegar e, assim, caminharmos na mesma direção.

Para quem é?

O ESDM pode ser usado em praticamente qualquer ambiente, incluindo a casa, a escola e a clínica, ministrado pelos pais e por intervencionistas, incluindo educadores especiais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e analistas do comportamento. Os pais são parte integrante do programa de seus filhos desde o início, e as prioridades e os valores dos pais estão no centro do programa de intervenção da criança.

Fique sabendo das novidades

Estudo sobre a prevalência de distúrbios mentais/psicossociais em pais e mães de autistas

| Autismo, Família | No Comments
Um artigo recente (maio de 2019), publicado na Revista científica Autism, revela suposições que já vinham sido levantadas há alguns anos por cientistas, pesquisadores do TEA – Transtorno do Espectro do Autismo, de…

EU, MÃE NEURODIVERSA

| Autismo, Família | No Comments
Antes do autismo tudo era normal, tudo era fácil, mas eu não sabia. Eu falava, minhas filhas atendiam.  Eu chamava, elas vinham. Eu proíbia, elas não faziam. Ser mãe era…

10 coisas que todos deveriam saber sobre o autismo

| Autismo | No Comments
1- O autismo é uma condição de neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. 2- O autismo não é uma doença, não tem cura e não…

Terapia vai muito além da clínica

| Família, Terapias | No Comments
Trabalhar habilidades com crianças autistas em ambientes como parques, mercados e transportes públicos pode ser muito importante para o desenvolvimento delas. Isso ocorre porque esses locais apresentam desafios específicos que…

Uma carta para uma mãe que está em busca do diagnóstico de sua criança

| Família | No Comments
Querida mãe, Esses dias podem ser difíceis para você. É natural se sentir cansada e desanimada enquanto luta por um diagnóstico para seu filho. Mas quero que saiba que você…

Autismo e encontros de família

| Família | No Comments
Acolher uma criança autista em encontros familiares pode ser uma tarefa desafiadora, mas é possível fazê-lo com sucesso seguindo algumas dicas importantes. Aqui estão algumas orientações úteis para ajudar a…

O ESDM

O ESDM (Modelo Denver de Intervenção Precoce) é uma abordagem terapêutica que procura capacitar as crianças autistas a tornarem-se participantes mais ativos na sociedade. Ele segue os interesses e as inclinações de cada indivíduo e fornece uma base para a sua comunicação e envolvimento social.

Embora o ESDM aborde todas as áreas de desenvolvimento nas quais as crianças podem apresentar algum atraso, ele se concentra principalmente em aumentar as habilidades socioemocionais, cognitivas e de linguagem das crianças, porque o desenvolvimento nesses domínios é particularmente afetado pelo autismo.

A ideia é ajudar pais e parceiros a interpretar os sinais da criança para entender se ela quer ou não participar de uma interação, e fornecer meios de preparar, apoiar, recompensar e aumentar as iniciativas da criança.

A intervenção ESDM pode ser realizada em casa ou em outros ambientes como escolas, clínicas e entidades assistenciais, por terapeutas e pais treinados, durante brincadeiras e rotinas diárias.

O modelo é baseado em conhecimento empírico dos princípios de aprendizagem e desenvolvimento infantil e os efeitos prejudiciais que o autismo provoca. Utiliza princípios do Modelo Denver original, Análise Aplicada do Comportamento (ABA) e Treino da Resposta Induzida (Pivotal Reponse Training – PRT). A terapia comportamental baseada em evidências forma os pilares sobre os quais o desenvolvimento da criança autista se dá.

O ConnectTEA auxilia a família e a equipe terapêutica a acompanhar a evolução da criança, modular as terapias de acordo com as suas necessidades, aptidões e dificuldades, de maneira a favorecer que ela atinja sua capacidade plena.

Fonte:
ROGERS, S. J.; DAWSON, G. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo. 1a edição. Lisboa : Lidel Edições Técnicas. 2014

Acessar agora