O que é ESDM?
O Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM) é um dos métodos utilizados nas intervenções terapêuticas do autismo infantil. O Modelo Denver tem como objetivo estimular com brincadeiras, seguindo a motivação e a liderança das crianças.
Conheça a metodologia
Essa forma de intervenção usa bastante jogos e brincadeiras, por isso, recomenda-se para crianças de até 5 anos.
A partir do Check List o terapeuta é capaz de entender quais áreas que podem estar em atraso e traçar as metas para aquele pequeno.
A intervenção efetiva não se restringe ao consultório do psicólogo. Precisamos de profissionais na escola, nas atividades diárias, e, principalmente, do suporte familiar.
Traçar planos para desenvolvimento do pequeno é importante para ter um norte de onde pretendemos chegar e, assim, caminharmos na mesma direção.
Para quem é?
O ESDM pode ser usado em praticamente qualquer ambiente, incluindo a casa, a escola e a clínica, ministrado pelos pais e por intervencionistas, incluindo educadores especiais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e analistas do comportamento. Os pais são parte integrante do programa de seus filhos desde o início, e as prioridades e os valores dos pais estão no centro do programa de intervenção da criança.
Fique sabendo das novidades
O ESDM
O ESDM (Modelo Denver de Intervenção Precoce) é uma abordagem terapêutica que procura capacitar as crianças autistas a tornarem-se participantes mais ativos na sociedade. Ele segue os interesses e as inclinações de cada indivíduo e fornece uma base para a sua comunicação e envolvimento social.
Embora o ESDM aborde todas as áreas de desenvolvimento nas quais as crianças podem apresentar algum atraso, ele se concentra principalmente em aumentar as habilidades socioemocionais, cognitivas e de linguagem das crianças, porque o desenvolvimento nesses domínios é particularmente afetado pelo autismo.
A ideia é ajudar pais e parceiros a interpretar os sinais da criança para entender se ela quer ou não participar de uma interação, e fornecer meios de preparar, apoiar, recompensar e aumentar as iniciativas da criança.
A intervenção ESDM pode ser realizada em casa ou em outros ambientes como escolas, clínicas e entidades assistenciais, por terapeutas e pais treinados, durante brincadeiras e rotinas diárias.
O modelo é baseado em conhecimento empírico dos princípios de aprendizagem e desenvolvimento infantil e os efeitos prejudiciais que o autismo provoca. Utiliza princípios do Modelo Denver original, Análise Aplicada do Comportamento (ABA) e Treino da Resposta Induzida (Pivotal Reponse Training – PRT). A terapia comportamental baseada em evidências forma os pilares sobre os quais o desenvolvimento da criança autista se dá.
O ConnectTEA auxilia a família e a equipe terapêutica a acompanhar a evolução da criança, modular as terapias de acordo com as suas necessidades, aptidões e dificuldades, de maneira a favorecer que ela atinja sua capacidade plena.
Fonte:
ROGERS, S. J.; DAWSON, G. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo. 1a edição. Lisboa : Lidel Edições Técnicas. 2014